Criaturas fantásticas

Presencie embates épicos!

Forças brutais

Fuja alucinadamente!

Os Thurayyas

Sinta o poder dos inimigos mais ameaçadores!

A Taverna do Bolso Feliz

Entre na taverna mais famosa do reino!

Exércitos invencíveis

Acompanhe a queda de Sieghard!

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Canções Inspiradas em Personagens de Livros: Hulderic, o bravo

 A saga Maretenebrae é cheia de surpresas, temos Easter Eggs e até frases de filósofos e figuras de renome inseridos cuidadosamente na fala dos personagens. Porém, essa surpresa agora é para pegar qualquer um desprevenido. Quem nunca ouviu canções inspiradas em personagens de livros? Ao ler o terceiro volume da trama principal (O Ímpeto dos Virtuosos), nos deparamos com uma figura pequena, gorducha e simpática (não, não é o Formiga), um carroceiro chamado Hulderic, que dá carona para um trio de protagonistas e acaba se tornando um personagem muito querido entre os leitores. O carroceiro, inicialmente, reluta em ajudá-los, mas ao ouvir de Formiga que ele podia se tornar o herói de canções, ele revela seu nome, entusiasmado. Conforme prometido, apresento a todos "A Canção do Carroceiro", música que faz uma humilde homenagem a Hulderic.


ENGLISH VERSION:

The Maretenebrae saga is full of surprises, with Easter Eggs and even quotes from philosophers and renowned figures carefully inserted into the characters' dialogue. However, this surprise is designed to catch anyone off guard. Who hasn't heard songs inspired by book characters? When reading the third volume of the main plot (The Impetus of the Virtuous), we encounter a small, chubby, and friendly figure (no, it’s not Ant), a cart driver named Hulderic, who gives a lift to a trio of protagonists and ends up becoming a very beloved character among readers. The cart driver initially hesitates to help them, but upon hearing from Ant that he could become the hero of songs, he enthusiastically reveals his name. As promised, I present to you all "The Song of the Cart Driver," a tune that humbly pays tribute to Hulderic.




quinta-feira, 18 de julho de 2024

Benefícios da Literatura Fantástica para a Saúde Mental



É de conhecimento comum que ler faz bem para a saúde mental. Ler estimula a criatividade, enriquece o vocabulário, reduz o stress, melhora a concentração, e pode proporcionar conhecimento e momentos de reflexão sobre a vida. Os benefícios são inúmeros, todavia, existe um gênero literário específico que pode contribuir ainda mais para a saúde mental, levando o leitor a lugares mágicos e inexistentes e a realidades alternativas onde tudo funciona diferente, até mesmo as leis da física: o gênero fantástico.

O gênero fantástico é uma ficção com a adição de elementos fantásticos, por isso, pode ser também chamado de ficção fantástica. Ele se divide em três subgêneros principais: a fantasia, o terror e a ficção científica. Desses três subgêneros, a fantasia é a que mais se destaca, principalmente pela popularidade das obras de Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, C.S.Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia e J.K.Rowling, autora de Harry Potter. No Brasil, alguns autores se destacam como Eduardo Sporh, autor de A Batalha do Apocalipse (VERUS Editora), Leonel Caldela, autor da trilogia Tormenta (editora JAMBÔ), e L.P.Faustini, autor da saga Maretenebrae (AVEC Editora).

O estímulo à criatividade é a principal contribuição das obras de fantasia, já que elas apresentam um mundo imaginário, com criaturas míticas e tramas relativamente complexas, que forçam o leitor a um exercício constante de imaginação e abstração – um desafio a explorar possibilidades além do cotidiano. Tanto esforço imaginativo, leva o leitor à segunda contribuição do gênero literário: prevenir o declínio cognitivo. Afinal, com tantos detalhes, seguir a trama, fazer conexões do enredo e lembrar da aparência de cada criatura mítica em um determinado cenário que só existe nas páginas da obra, é preciso muito foco e concentração, memória e capacidade de raciocínio. Esta fuga saudável do cotidiano, proporcionada pela leitura de fantasia, gera um imediato alívio do stress e redução da ansiedade. Entrar em mundos fictícios e se afastar dos seus problemas, mesmo que por alguns minutos, funciona da mesma forma que uma sessão de ioga: recarrega as energias mentais, tornando os desafios do mundo real mais encaráveis.

Por fim, no âmbito social, ao se afeiçoar por personagens bem construídos, sejam eles protagonistas, anti-heróis, ou vilões, torcendo pelas suas trajetórias, há um claro desenvolvimento de empatia, no que o leitor experimenta diferentes perspectivas e emoções ligadas ao personagem. É, de certa forma, uma compreensão mais íntima e profunda da natureza humana e gera uma conexão real, embora no âmbito fictício, que pode se estender a relacionamentos não-fictícios.

Acima de tudo, uma obra de fantasia bem construída, que promove histórias de superação, coragem e resiliência, pode inspirar e motivar o leitor a enfrentar seus próprios desafios com mais determinação, principalmente se ele se identificar com o personagem que se supera a cada página. A jornada do herói, comum no gênero, é um enredo que oferece modelos de comportamento e valores que podem ser aplicados na vida real, inspirando ações positivas e construtivas.

A literatura fantástica vai além do mero entretenimento. É um gênero literário que tem um impacto profundo e positivo na saúde mental de quem o lê. Ao mergulhar em mundos imaginários, encontra-se maneiras de melhorar a realidade, tornando indivíduos mais completos e resilientes.