domingo, 21 de outubro de 2012

Significado dos nomes: Rios


Wasswa

Wasswa
Na língua luganda, falada na África, wasswa é um nome masculino que significa “o primeiro de gêmeos”. É o nome do filho quando nascem gêmeos em uma família. Este nome vem devido ao fato que  existem dois rios praticamente iguais em extensão e de igual importância no reino de Sieghard: Wasswa e Nakato (este último significando "a segunda de gêmeos"). O rio Wasswa, ou "Braço Esquerdo de Sieghard" (nome nortenho), nasce nas montanhas egítsias e morre em Maretenebrae próximo ao Bosque dos Trapaceiros. Divide as províncias de Sevânia e Askalor, Salácia e Bogdana. Se torna importante durante "A Queda de Sieghard" pois é alvo de uma estratégia militar elaborada por Sir Nikoláos para secar a fonte de água dos inimigos na Batalha do Velho Condado e obrigá-los a sair de sua posição confortável.




Nakato

Nakato e as montanhas alodianas (detalhe)
Também na língua luganda, nakato é um nome feminino que significa “a segunda de gêmeos”. É o nome da filha quando nascem gêmeos em uma família. O Nakato, ou "Braço Direito de Sieghard",  é o rio mais extenso do reino, que nasce nas montanhas alodianas e morre em Maretenebrae próximo ao Bosque de Pekko. Divide as províncias de Sumayya e Askalor, Azaléos e Bogdana. Durante "A Queda de Sieghard", nossos protagonistas se banham duas vezes em suas águas, encontram um corpo e também uma vila de pescadores cuidada por Ázero em suas margens. Também nesse rio o personagem Victor Didacus mostra a Sir Heimerich um aperitivo de seus poderes. Uma descrição de Nakato é apresentada durante a trama (capítulo X):

"Do alto, Nakato assemelhava-se a uma serpente prateada, devido às suas águas cristalinas oriundas de nascentes das longínquas montanhas alodianas. De perto, era como um elixir da vida. Uma fonte inesgotável de vida, prazer e saciedade. A calmaria era plena. Não havia outros sons, a não ser a própria correnteza do rio. Em alguns pontos, poder-se-ia observar o fundo, até mesmo o serpentear de pequenos cardumes."

Umar

Umar e a entrada do Monastério da Ordem
Derivação do árabe umr, masculino, que significa “vida”. O rio Umar nasce no Cinturão das Pedras fazendo divisa entre as províncias de Everard e Sevânia, atravessa a Floresta dos Viventes e desemboca no rio Wasswa.  Seu nome vem do fato que Umar é o rio que dá literalmente "vida" aos seres da Floresta dos Viventes.  É abundante o número de cervos, javalis, aves e ursos encontrados em suas margens para se saciar. É também a única fonte de água do Monastério da Ordem, um templo de pedra envolto em vegetação cuja finalidade é prover paz e  direcionamento espiritual para ordenar futuros paladinos e sacerdotes da Ordem.



Ham

Rio Ham
Do hebraico ham, nome masculino que significa “quente, morno”. O rio Ham nasce nas montanhas que dividem a província de Sumayya e Azaléos e desemboca no rio Nakato. A origem de seu nome vem do fato de suas águas serem mornas, pois atravessa uma pequena parte das planícies de Azaléos e tem origem vulcânica, o que o torna ideal para banhos (especialmente para jovens nobres devido à sua proximidade com o Bosque dos Lordes).

Kristallos

Rio Kristallos
Do grego krystallos que significa “gelo”. O rio Kristallos nasce no Pico das Tormentas e morre nas praias do norte, corta a cidade de Keishu e divide a região de Vahan em Vahan Ocidental e Oriental. É o único rio de Sieghard que tem fluxo norte. Seu nome vem do fato de suas águas serem tão frias a ponto de ser impraticáveis para banho sem antes aquecê-las (um problema pequeno para alguns magos de Keishu que aprenderam a aquecer magicamente o líquido em suas bacias apenas por agitá-lo velozmente).

0 comentários: