Véllamo
A Muralha de Véllamo |
Do finlandês Velloa, nome
feminino que significa "o agitar violento do mar". Capital da província de Salácia, seu nome vem do fato
de Véllamo ser a cidade que mais sofreu com Maretenebrae em todo o reino. Na
costa da capital portuária, uma poderosa muralha foi levantada com o intuito de
impedir a violência do Grande Mar sobre seus habitantes. A muralha de Véllamo
data de eras remotas e é mantida pelos sálatas desde que foi construída. Em
suas passarelas, entre as ameias da fortificação, se encontram também robustos
canhões, a princípio colocados ali para defender a cidade de feras marinhas. Em
tempos de calmaria, Véllamo possui um píer de atracação, onde os pequenos
barcos pesqueiros dos argonautas descansam. Sempre movimentada, a capital
portuária é o centro principal de comércio de frutos do mar e sal muireano.
Também é onde se encontram as tavernas com as comidas mais saborosas do reino.
Muireann
Muireann e os campos de sal |
Do gaélico Muireann, nome feminino que significa "mar justo". Situada
às margens do Bosque dos Trapaceiros, Muireann é uma cidade-satélite da capital
Véllamo, província de Salácia. Ao contrário de Véllamo, Muireann é tranquila e
pacata, com mais atividades rurais e de subsistência que comerciais. É dela que
provêm praticamente todo o sal consumido no reino de Sieghard - o sal muireano
- , razão pela qual Muireann não conhece a pobreza (por isso o nome "mar
justo". O sal do mar, sua coleta e seus consequentes benefícios econômicos
é visto como um ato de misericórdia do próprio Maretenebrae). Seus habitantes
são, em grande parte, comerciantes de Véllamo, que, por sua proximidade com a
capital portuária, escolheram habitar na calma cidade-satélite e levar uma vida
dupla: trabalho em Véllamo, descanso e família em Muireann. Os habitantes
originais são pescadores, agricultores ou coletores de sal (conhecidos como tuaregues).
Adaluf
Do germânico adalwolf, nome
masculino que significa "nobre lobo". Adaluf, uma aldeia com milhares
de habitantes, é a capital de Everard, uma província tomada em sua maioria pela
Mata dos Viventes. Por isso, seus vilarejos, aldeias e cidades têm nome
relacionados a animais que habitam nesta floresta. Com Adaluf não é diferente. É famosa por originar
habilidosos arqueiros, como o nosso protagonista Roderick. Fora de Everard,
principalmente em cidades cuja prática religiosa é mais forte, Adaluf se torna
mais conhecida pelo seu apelido "Cidade dos Libertinos". Sir Nikoláos
descreve seus habitantes no capítulo V de "A Queda de Sieghard"
[...] Conta-se que os arqueiros
de Adaluf, da província de Everard são os melhores de todo o reino, podendo acertar
um falcão que imprime toda a sua velocidade em um ataque a muitas braças de
distância. Pude observar arcos e bestas de todos os tipos e tamanhos, cada um
representando uma aldeia ou vila daquela portentosa região. Seus corpos são
esguios, com traços finos e delicados, seguramente não aptos para o combate
corpo-a-corpo [...]
Kemen
Do basco kemen, nome
masculino que significa "coragem, vigor". Kemen é a cidade dos
guerreiros bárbaros e de onde vem o nosso protagonista Braun. Como tudo na
província de Sevânia, todos os nomes são simples e diretos, sem rodeios e
nenhuma pompa. Assim é com a sua capital, Kemen. Para os sevaneses, uma cidade
de guerreiros valorosos só podia se chamar "coragem". Sir Nikoláos
descreve seus habitantes no capítulo V de "A Queda de Sieghard":
[...] O efetivo veio, em sua
maioria, de Kêmen, uma cidade que repousa às margens do Grande Lago, conhecida
por seus valentes e bravos veteranos, que serão o bastião de nossa infantaria
pesada. São grandes e destemidos, porém, a meu ver, um pouco estúpidos; estão
longe da disciplina rígida de Askalor. Gostam de lutar sempre com brados de
ânimo, o que pode nos conferir uma ampla vantagem em caso de confrontos reais [...]
Alódia
Do visigótico alodia, nome
feminino para "ricos forasteiros". Seu nome vem do fato de Alódia ter
sido fundada e patrocinada por ricos comerciantes que viram na antes pequena
aldeia um ponto estratégico de distribuição e comercialização de mercadorias,
já que se situa no centro de todas as rotas comerciais de Sieghard. Tais
comerciantes eram, em sua maioria, forasteiros (um fato que foi esquecido pelos
alodianos pois os estrangeiros que se aproximam da cidade são tratados como se
fossem ladrões). Alódia é o lar do
simpático protagonista Formiga (Brogan Bheli), filho dos proprietários da
Taverna do Bolso Feliz, e capital econômica de Askalor (o Domo do Rei, também
em Askalor, é a capital oficial de todo o reino). É destaque na "Queda de
Sieghard" por sediar uma batalha sangrenta a qual foi denominada "O
Assédio de Alódia". Uma canção popular chamada "Ode à Alódia" é tema de
uma das partituras encontradas nas páginas finais do primeiro livro:
Se ao norte você quer chegar,
Os bolsos você deve esvaziar.
É melhor em Alódia repousar,
E não as agudas montanhas
atravessar.
Tranquilitah
Derivação do latim tranquilitae que significa "tranquilidade".
Pertencente à província de Vahan Ocidental, a cidade de Tranquilitah é a última
contemplada pela Estrada Real ao norte. Situada no vale entre as montanhas
alodianas e as egítisias, o seu nome se deve ao fato de ser o último refúgio de
descanso dos nobres. Grande parte dos nobres de Askalor (inclusive o rei) possuem
casarões em suas villas particulares ,
afim de fugirem temporariamente dos assuntos políticos e conseguirem um pouco
de tranquilidade. É também em Tranquilitah que se encontra a academia militar,
onde se realizam torneios e provas para a formação de novos combatentes da
Guarda Real Siegarda.
Keishu
Do japonês keishu , cuja tradução para o português
é "guarda", "sentinela", "vigia". A cidade-vila de Keishu, fica situada no
extremo norte de Sieghard e é a capital da província de Vahan. Seu nome vem do
fato que ela é "guardadora" de muitos mistérios. O nome porém, pode
ser interpretado de várias maneiras. Keishu é a cidade que dá acesso a Egitse,
o corredor da morte, portanto "vigia" as suas portas. Outros
mistérios também envolvem a cidade por ela ser lar de muitos magos do reino,
incluindo nossa protagonista Chikara, e detentora dos conhecimentos esotéricos
de todo o reino: livros, papiros e artefatos mágicos; por isso, muitos siegardos
a chamam de Sentinela da Sapiência.
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